Pesquisa Avançada


Nacional:
Estado:
Cidade:
Nome:
Categoria: Tipo:

Melhores Rádios
Colabore, Adicone nossa Logo
Siga-nos:

Siga me no Facebook Siga me no Google+ Siga me no Twitter
 
 
Compartilhe:

 

Diogo Nogueira

Diogo Nogueira

Website: http://www.diogonogueira.com.br/

Biografia
Sobre Diogo Nogueira

Carioca, nasceu em 26 de abril de 1981, é cantor, compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. Filho do saudoso sambista João Nogueira, acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas. João costumava levar Diogo para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos “bambas” da música.

No final de 2005, participou do antológico show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando os 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Naquela noite, o sambista emocionou a plateia do Municipal ao interpretar “O Poder da Criação”.

Em 2007, Diogo Nogueira gravou seu primeiro DVD no Teatro João Caetano (RJ), com clássicos do samba e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2, Xande de Pilares (Revelação) e o violonista Marcel Powell. CD e DVD foram lançados pela EMI Music no final de 2007, confirmando Diogo Nogueira como a maior revelação do samba de sua geração.

Depois de promover a mistura de samba com rock ao cantar com a cantora Pitty no projeto Estúdio Coca-Cola, Diogo foi um dos indicados ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2008, na categoria “Revelação”. Em novembro do mesmo ano, Diogo participou da festa do Grammy Latino 2008, no Texas (EUA) prêmio que foi indicado na categoria principal, como “Artista Revelação”, e ainda fez shows em Los Angeles e San Diego. Em junho de 2009, Diogo voltou aos Estados Unidos, onde fez uma pequena turnê com shows em Miami, Houston, Los Angeles, San Francisco e Newark.

Em junho de 2009, o cantor lançou pela EMI Music o segundo CD de sua carreira, “Tô fazendo a minha parte”, onde apresenta músicas inéditas, de sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Flavinho Silva, dentre outros.

Em outubro de 2009, Diogo Nogueira se sagrou tetracampeão na G.R.E.S. Portela, co-assinando, pelo quarto ano consecutivo, o samba-enredo da escola de samba do coração da família Nogueira. Tanto em 2007, quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela.

No dia 23 de julho de 2010, o cantor gravou o segundo DVD de sua discografia, “Sou eu”, no palco do Vivo Rio (RJ), que teve os cinco mil ingressos esgotados na véspera. No show, Diogo Nogueira recebeu a participação especialíssima de Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione, Hamilton de Holanda e dos bailarinos da Cia. de dança Carlinhos de Jesus. O CD e DVD “Sou Eu” teve lançamento, pela EMI Music, em novembro de 2010. O DVD alcançou a marca de mais de 100 mil unidades vendidas (DVD de Platina duplo) e o CD bateu a marca de 100 mil unidades (Disco de Ouro).

No final de outubro de 2010, Diogo Nogueira embarcou para a Europa, onde fez a sua primeira turnê pelo continente. O show passou por cidades como Porto e Estoril (Portugal), Torino (Itália), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Zurique (Suíça).

Em setembro de 2010, Diogo ganhou o Prêmio VMB da MTV Brasil, na categoria “Melhor artista de MPB”, além de ter concorrido ao melhor clipe do ano, um fato inédito na história da MTV para um clipe de samba. Em novembro do mesmo ano, o cantor ganhou o Grammy Latino, na categoria brasileira de “Melhor Álbum de Samba”, pelo disco “Tô fazendo a minha parte” (EMI Music). Em 2011, mais um álbum do sambista, “Sou Eu” (EMI Music), foi indicado ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode”.

Entre junho e julho de 2011, fez sua segunda turnê internacional, que passou pela Europa e pelos Estados Unidos. Diogo levou o seu mais novo show para Londres (no Guanabara), Paris (no Cabaret Sauvage, no Parc La Villette), Chicago (Milennium Park), Nova Iorque (no tradicional Lincoln Center), Los Angeles (no Roxy Theatre, em Hollywood), São Francisco (no Mezaninne) e Miami (Pompano Beach).

A ótima repercussão da tour pela Europa rendeu outros frutos ao sambista. A EMI Music de Portugal fez o lançamento do CD e DVD “Sou Eu” em terras lusitanas, em setembro do mesmo ano, quando Diogo cumpriu uma agenda de divulgação em Lisboa. O cantor voltou ao Brasil para retomar sua intensa agenda de shows, que incluiu uma apresentação no Palco Sunset, do Rock in Rio 2011.

Em novembro de 2011, Diogo fez seu primeiro show, em Havana, Cuba. Na ocasião, o sambista registrou o show e gravou um documentário, com imagens de sua passagem pelo país, seu encontro com os músicos locais e suas impressões de viagem. A apresentação foi no imponente Teatro Karl Marx, que teve a plateia lotada e contou com a participação do grupo cubano Los Van Van. Em janeiro de 2012, Diogo Nogueira embarcou para mais uma tour pelos Estados Unidos, onde se apresentou na tradicional casa SOB (Sounds of Brazil) e no Webster Hall, em Nova Iorque, e na Artisphere (Ballroom), no estado da Virgínia.

Em abril deste mesmo ano, Diogo Nogueira lançou o “Sambabook João Nogueira”, uma homenagem à obra de seu pai, João Nogueira. O projeto conta com dois CDs, DVD, Blu-Ray, um fichário com 60 partituras, além de um livro com uma “discobiografia” trazendo a história do sambista contada através dos seus discos. Diversos artistas participaram das gravações, dentre eles nomes como Djavan, Seu Jorge, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho e Alcione.

Ainda em 2012, lançou em agosto o CD e DVD “Diogo Nogueira ao Vivo em Cuba” (EMI Music). O DVD traz o registro do show em Havana, Cuba, além do documentário “DOC.SHOW”, que mescla imagens da apresentação com cenas da passagem do cantor pelo país, seu encontro com os músicos locais e impressões de viagem. No mesmo mês, o cantor fez a estreia da turnê, no palco do Vivo Rio (RJ), com ingressos esgotados. Em setembro, Diogo estreou o show em São Paulo, no HSBC Brasil, também com casa cheia. Desde então, o show vem percorrendo importantes capitais brasileiras, sempre com casas lotadas.

Diogo Nogueira encerrou o ano de 2012 em grande estilo. Um dos mais importantes nomes da nova geração do samba brasileiro, levou seus grandes sucessos para mais de 2 milhões de pessoas, que acompanharam a virada do ano na Praia de Copacabana, um dos mais belos espetáculos da Terra.

Em 2013, ele lança o quinto disco, “Mais Amor”, que teve lotação esgotada em dois dias de show na estreia, no Vivo Rio, e desde então roda todas as regiões do país, passando por cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Vitória e Cuiabá, sempre com ótima repercussão do público. Paralelamente à sua turnê nacional, Diogo desenvolve com o bandolinista Hamilton de Holanda o projeto “Bossa Negra”, em que interpretam músicas fora do repertório habitual, como os afrossambas de Baden e Vinícius e músicas de Caetano Veloso e Dorival Caymmi, além de composições próprias, em um rico diálogo entre a voz do cantor e o bandolim de 10 cordas do instrumentista. O disco “Bossa Negra” está previsto para lançamento no segundo semestre de 2014.

Em 2014, Diogo é um dos protagonistas do “Nivea Viva o Samba”, projeto que promove shows gratuitos em seis capitais do país. Homenageando o samba, ele se apresenta em companhia de Roberta Sá, Alcione e Martinho da Vila. Já no Sambabook Zeca Pagadinho, Diogo Nogueira interpreta a canção Lente de Contato, música do homenageado. No segundo semestre, o projeto Bossa Negra, que nasceu em 2013, em parceria com o bandolinista Hamilton de Holanda é lançado no Rio de Janeiro com a presença de ilustres convidados como: Monarco, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Arlindo Cruz, Marcelo D2 entre outros.

Além dos shows e gravações, o cantor segue no comando do programa “Samba na Gamboa“ (TV Brasil) onde já entrevistou e cantou com grandes nomes da música, como Jorge Benjor, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola, João Bosco, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Roberta Sá, Marcelo D2, Mart’nália, Seu Jorge, Fundo de Quintal, Leci Brandão, dentre muitos outros. Até agora, foram mais de cento e cinqüenta artistas presentes e mais de mil e quinhentas músicas gravadas no “Samba na Gamboa”.

A discografia de Diogo Nogueira (cinco CDs e três DVDs) registra mais de 750 mil unidades vendidas, que renderam ao cantor cinco Discos de Ouro e dois DVDs de Platina (“Sou Eu” e “Diogo Nogueira – Ao Vivo em Cuba”), sendo um deles de Platina Duplo (“Sou Eu”).

Diogo Nogueira em 6 anos de carreira

Mais de 750 mil CDs/DVDs vendidos
Participação em mais de 45 produtos (CDs/DVDs) lançados, de outros artistas que convidaram Diogo, projetos especiais, etc.
10 músicas em trilhas de novela da TV Globo
Média de 120 shows por ano
Mais de 30 shows no exterior: Europa (Portugal, Itália, Suiça, Inglaterra, França); EUA (New York, Miami, Washington, Los Angeles, San Francisco, San Diego, Houston); Cuba (Havana); África (Cabo Verde, Angola e Guiné Equatorial).